segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Sindicalistas afirmam que greve não tem previsão de término e saiba como usufruir de seus direitos.

Botão compacto
Não houve acordo e a greve dos bancários deve continuar nesta terça-feira (4), dizem os representantes dos trabalhadores. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), ficaram fechadas nesta segunda-feira (3) 7.900 agências.

O balanço foi divulgado após reunião do Comando Nacional dos Bancários, quando foi aprovada a orientação para que os sindicatos regionais se mobilizem para ampliar o movimento.

A federação dos bancos, que representa as empresas, não está fazendo avaliação da adesão ao movimento.

Segundo a Contraf, desde o início da greve, na terça-feira da semana passada (27), a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) não apresentou nova proposta além da que prevê reajuste salarial de 8%, rejeitada pela categoria.

Os bancários argumentam que o percentual é baixo e significa apenas 0,56% de aumento real.

Os trabalhadores reivindicam reajuste de 12,8%, um aumento de 5% sobre a inflação.

A categoria também quer maior participação nos lucros e resultados e elevação do piso salarial.

“O salario inicial dos bancários brasileiros é menor que o piso dos trabalhadores argentinos e uruguaios.

Isso é um absurdo, uma vez que os bancos brasileiros estão entre os maiores e mais lucrativos do continente”, reclamou o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro.


Filas em casas lotéricas e caixas eletrônicos.

A greve dos bancários, que completa uma semana nesta terça-feira (4), aumentou a procura pelas casas lotéricas e pelos caixas eletrônicos --alternativas para o pagamento de contas de telefone, água e luz, por exemplo.

Em Brasília, clientes de bancos reclamam das filas que têm de enfrentar para quitar as contas.

“Quando cheguei à lotérica enfrentei uma fila grande e na hora de pagar não consegui, pois não tinha a fatura, pensei que sem a fatura conseguiria pagar só com o cartão de crédito.

Espero que os bancos resolvam terminar a greve o mais rápido possível”, disse o aposentado Osmar Bezerra.

Para ele, a greve é prejudicial à população. “Não consigo pagar todas as minhas contas porque na lotérica só é permitido pagar até R$ 800 e por isso vou pagar multas. Isso é um absurdo, a sociedade é que sofre mesmo com essas greves”, acrescentou.

O contador aposentado Sebastião do Vale reclamou do fato de todo ano ter greve dos bancários. “Já esperava greve esse ano, isso virou rotina. A greve só prejudica a população.”

Os bancários reivindicam reajuste de 12,8%. Esse percentual representa, de acordo com a categoria, 5% de aumento real mais a inflação do período.

Além disso, os trabalhadores querem valorização do piso, maior participação nos lucros e resultados (PLR), abertura de contratações, fim da rotatividade, combate ao assédio moral, extinção de metas que consideram abusivas, mais segurança, igualdade de oportunidades e melhoria do atendimento aos clientes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário