domingo, 11 de setembro de 2011

Cartão de crédito, dificuldades com gastos e excesso de compras.

Botão compacto
Pois é, galera. Fui realizar uma enquete com alguns amigos e percebi que a grande dificuldade é com o cartão de crédito e percebi o relato a seguir de um amigo ao qul não citarei o nome e muitos se enquadraram nestes relato.

Este amigo tinha mania de prometer e não cumprir, estamos aqui para uma exceção à regra e tentar ajudar por meio do site Economia Nacional e Mundial: acho que estou me curando daquele probleminha com meu cartão de crédito.

Segue a entrevista para ser analisada:

Cheguei praticamente a quitar toda a minha fatura. Só não quitei porque eu coloco crédito no meu celular pelo cartão (porque é mais prático, pelo telefone mesmo, e talz), então é considerada uma das minhas despesas fixas, e não consumo.

Considerando-me curada, pedi uma nova via ao banco. Acho que dessa vez vou me controlar mais. Será?

Para os problemáticos com o cartão de crédito como eu, vou dar algumas dicas de como não perder o controle:

  • Tenha pleno controle do valor da sua próxima fatura. Na ideia de que vou comprar tudo agora e só vou pagar no mês que vem OU de que o que eu comprei era caro, mas dividi em várias parcelas pequenininhas, acabamos perdendo o controle. Daí, a fatura chega em um valor surpresa, tão alto que não conseguiremos arcar. E aí, como faz? Ou quebra todas as finanças do mês, ou fica devendo no cartão, ou paga o mínimo, ou tira do limite. As possibilidades de lambanças são várias.
  • Nunca pague o mínimo. Essa dica é antiga, mas é importante. Observe que em sua fatura, o pagamento mínimo vem em tamanho maior que o valor total da fatura e qualquer outro número impresso. Não se engane: o mínimo não é seu amigo. Pagá-lo significa adiar o pagamento dos outros 90% da sua fatura atual, que se somarão ao 100% da fatura do próximo mês acrescido de juros. É furada! Se vire nos trinta, mas evite ao máximo pagar somente o mínimo.
  • A mesma dica vale para o parcelamento da fatura. Sim, sua operadora vai “sugerir” que você parcele sempre, mas os juros que você paga nesse parcelamento são altos. É algo desnecessário se você tem um bom planejamento.
  • Encare o cartão de crédito como um organizador. Você abastece o carro várias vezes no mês ou na semana? Ele é ideal para pagar o posto de gasolina porque a cobrança virá toda de uma vez e você, como bom menino ou boa menina já terá separado o dinheiro referente ao combustível no seu planejamento mensal e o usará na fatura.
  • Use o cartão para coisas importantes, tenha-o como ferramenta para emergências, não para comprar pãozinho na padaria. A chance de perder a noção dos gastos é bem menor.
  • Saiba quando é a data de fechamento da fatura. Isso é imprescindível na hora de fazer uma compra: saber se ela virá cobrada já na próxima fatura ou apenas na outra. Há um dia certo para o fechamento, geralmente dez dias antes da fatura chegar à sua casa.
  • Isso pode fazer a diferença entre encrencar todas as suas finanças deste mês para pagar o cartão de crédito ou ficar tranquilo, com tempo de se planejar para o próximo mês. Ligue para a operadora do cartão para perguntar a data.

As dicas são muitas, essas são as mais básicas, que é para EVITAR os dor de cabeça com o cartão de crédito – coisa que todos nós podemos ter se não ficarmos atentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário