domingo, 11 de setembro de 2011

Tesouro Direto: Saiba como aplicar e usufruir desta aplicação econômica.

Botão compacto
Ultimamente estava falando de Tesouro Direto.

Relatei minhas primeiras
impressões sobre esse tipo de investimento e os tipos de títulos disponíveis para compra. Porém, nada disso é didático o suficiente se eu não explicar, para você que se interessou, como fazer para começar a aplicar.

Vamos lá. O primeiro passo é entrar no site do Tesouro e abrir a lista de corretoras e bancos que podem operar o Tesouro.

Aqui mostra o telefone, endereço e o site de cada um. Essa lista é bem útil, mas o legal mesmo é o ranking dos agentes(PDF). Eles mostram a colocação de cada um conforme a taxa cobrada.

A taxa de administração é um item mega importante a se analisar. Ela fazem uma baita diferença na hora de calcular seu rendimento anual final. Mas, claro, esse não pode ser seu único critério de escolha da corretora/ou banco.

Você precisa ter aquela segurança. Eu acredito que todas na lista devam ser instituições confiáveis. Caso contrário, o Tesouro Nacional não permitiria que atuassem. É o que eu acho. Mas, você precisa ter uma confiança em quem vai te ajudar a cuidar de seu dinheiro. Então, é decisão sua.

Dica master útil: Mauro Halfeld, o comentarista de economia da CBN e autor do livro “Investimentos”, oferece em seu site um Guia de Corretoras de Ações. Ele mostra qual o valor mínimo exigido por cada instituição para investir em ações e em Tesouro Direto, bem como a taxa anual de administração, o valor cobrado por operação (valor fixo cobrado cada vez que você compra títulos) e mais uma taxa chamada de custódia . Tudo isso deve ser levado em consideração.

Escolhendo o agente, entre em contato com ele para saber quais os documentos necessários para se cadastrar. Provavelmente você terá de providenciar todos esses papeis e enviar para a corretora.

Para mim foi um pouco mais simples. Eu acabei escolhendo como agente o banco em que eu tenho conta. Assim, como meus dados todos já estão lá, eu pude fazer meu cadastro pela internet mesmo.

Eles me mandaram uma porrada de documentos para dar o “aceite”, sabe?

Imprimi tudo e levei uns três dias lendo. Falava muita coisa de investimento em ações (ou seja, na bolsa), o que não se aplicava a mim, que só ia usar o Tesouro Direto mesmo.

Por isso, se seu contrato falar um monte de coisa que parece não ter relação com o Tesouro, não se preocupe, nem se confunda. Mas guarde tudo direitinho, porque um dia você pode querer fazer suas experiências na bolsa e será importante ter sempre fácil o contrato da corretora em caso de necessidade.

Acho que umas 24 horas depois de aceitar os termos dos contratos, o Tesouro Nacional me mandou um e-mail dizendo que fui aprovada. Daí, fiz minha primeira compra (e única até agora) e recebo todo primeiro dia útil do mês um extratozinho com meu saldo por e-mail.

Por enquanto tem dado certo, eu fiquei satisfeita com o Tesouro e, assim que eu juntar uma graninha para fazer novos investimentos, vou compar mais títulos públicos – a não ser que eu decida fazer minha primeira experiência na bolsa…

Se você teve alguma experiência com o Tesouro, conta pra gente do Economia Ncional e Mundial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário