terça-feira, 13 de setembro de 2011

Guardar dinheiro pode atrapalhar muito os seus planos de conquistar a Independência Financeira.

Botão compacto
Guardar o dinheiro que sobrou no final do mês pode ser uma estratégia ruim para conquistar a Independência Independência, isso porque você estará lutando contra uma força inversa chamada Inflação. Inflação é a desvalorização da moeda ou a queda do poder de compra da mesma, ou seja, o que você compra com 1 mil reais hoje precisará de mais dinheiro para comprar futuramente.

Com a Inflação, o dinheiro que você guarda e deixa parado cada vez vale menos, diminuindo o seu poder de compra. Assim, invés de você estar criando riqueza você está se desfazendo dela.

O efeito da inflação é tão grande ao ponto de desvalorizar significativamente o dinheiro que guardamos? Veremos o efeito da inflação dos últimos anos nos Estados Unidos e no Brasil.

Inflação nos Estados Unidos

Para vermos o impacto da inflação nos EUA segue a frase de Richard Duncan, escritor de “The Dollar Crisis: Causes, Consequences, Cures” e “The Corruption of Capitalism”: “A situação mundial está se deteriorando rapidamente. Desde 1971, o dólar perdeu 95% de seu valor.

Não vai demorar mais 40 anos para perder os 5% restantes. Devemos agir agora”. Com essa frase, podemos concluir que:

(1971 – 2008) – Desvalorização de 95%

Resumindo, se você você um milionário (US$ 1.000.000,00) em 1971 e guardasse o seu dinheiro, sem investir, teria apenas 50 mil dólares (US$ 50.000,00) em 2008. Realmente, o impacto da inflação na moeda dos EUA foi muito grande. E no Brasil, a inflação impactou tanto a moeda como nos EUA ao ponto de se desvalorizar significativamente?

Inflação no Brasil

No Brasil, o impacto da inflação foi ainda mais acentuado, isso porque há 30 anos atrás o Brasil ainda não tinha uma política monetária estável. Com isso, veremos a inflação no de 1970 (Cruzeiros) até 1994 (Entrada do Real) e de 1994 até 2008. Segue os dados abaixo:

(1970 – 1994) – Desvalorização de mais de 99,9%.

(1994 – 2008 ) – Desvalorização de em média 45%

Com esses dados podemos concluir que guardar dinheiro não é um bom negócio para quem almeja construir riqueza e conquistar a Independência Financeira. Se você fosse um milionário no Brasil em 1994 e guardasse seu dinheiro, sem investir, teria apenas 650 mil reais em 2008.

Isso é uma grande desvalorização e perda de poder de compra em poucos anos.

Mas hoje não vivemos em uma economia mais estável? Podemos concluir que sim, mas a inflação ainda existe e é uma das característica do capitalismo e que até os EUA, a maior potência econômica mundial, está sofrendo com ela.

Certo, mas o que podemos fazer para fugirmos da inflação e construirmos riqueza para conquistar a Independência Financeira? Abaixo segue a grande lição:

A grande lição

A grande lição é dada por Robert Kiyosaki, escritor do best seller Pai Rico, Pai Pobre e de diversos livros sobre investimentos. Segue a citação de Robert Kiyosaki: “Os ricos não trabalham por dinheiro… eles são suficientemente inteligentes para saber que a moeda vale cada vez menos”.

Essa é uma grande lição que irá contribuir consideravelmente no desenvolvimento da nossa Inteligência Financeira. Não adianta apenas guardarmos dinheiro e nem investir para ganhar mais, pois assim você entrará em uma corrida contra a inflação. O que você deve fazer é poupar dinheiro para investir em bens/ativos que irão colocar dinheiro no seu bolso regularmente, como imóveis, negócios e ações de empresas.

Assim, não importa qual moeda seja e nem se ela esta se desvalorizando, pois você terá cada vez mais bens/ativos que irão lhe trazer mais dinheiro. A partir do momento em que você tem um bem/ativo você está “seguro” da inflação, pois ele é um bem que pode ser transformado em dinheiro e acompanha a inflação, além de gerar uma renda para você.

Tudo o que você tem que fazer é poupar e investir para adquirir bens/ativos que serão como fontes de renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário