domingo, 11 de setembro de 2011

Restituição do Imposto de Renda e 13º Salário, saiba como guardar e poupá-los.

Botão compacto
Para muita gente, hoje é dia de receber restituição do imposto de renda. Uma grana sempre esperada, sempre bem-vinda.

Aliás, em data bastante oportuna também, afinal novembro é data de primeira parcela do 13º (a segunda parcela pode ser paga até o dia 20 de dezembro).

Nadando em dinheiro, quero saber: você tem um plano para usar direitinho o seu 13º e sua restituição?

Sei que esse é um post recorrente, mas tenho certeza que muita gente vai usar errado o dinheiro extra. ERRADO é um termo forte? É.

Mas muitas pessoas usam errado mesmo!

Quer um exemplo? Se você tem carro, em janeiro terá IPVA para pagar. Por acaso seu salário de janeiro será maior que o de dezembro? Se não for, você vai precisar arranjar dinheiro para pagar o IPVA. Ou vai querer parcelar.

Só que o fato de parcelar fará você reduzir seu salário nos primeiros meses do ano, o que não é muito legal (o parcelamento rola em três vezes: jan/fev/março).

Vamos pensar: Não faz mais sentido pagar tudo logo de uma vez, já que você recebeu uma graninha extra, e ficar livre? Sem contar que pagando à vista em janeiro TEM DESCONTO!

Ga$tar, ga$tar


Ah, mas as pessoas não fazem isso porque no fim de ano elas querem mais é enfiar o pé na jaca e gastar meeeesmo. Que beleza!

Mas entrar o ano-novo cheio de dívida, não é legal. Eu não acho, pelo menos.

Prefiriria mil vezes passar o ano novo vendo os fogos de artifício do meu quintal do que viajar e não saber quanto tempo vou levar para pagar as despesas dessa viagem.

Bom, só até aqui já foram mais duas dicas: a primeira é não criar dívidas logo para o começo do ano.

Lá vai a outra: o dinheiro extra, serve também para a viagem de fim de ano e para as compras de Natal, para a ceia, para todas essas despesinhas extras de final de ano.

Tente restringir seus gasos natalinos ao valor do seu 13º (e da restituição), lembrando das contas também extras que surgem depois – em janeiro
, o mês das trevas para as finanças pessoais.

No fim, o que o 13º acaba fazendo não é nos dar uma baita grana extra para o que quisermos fazer. O 13º acaba sendo uma grana extra para cobrir nossas despesas extras. Se você entender isso, conseguirá entrar no ano novo sem dívidas, honrar todos os seus compromissos de começo de ano e ainda usufruir de algumas coisinhas legais, como uma viagem e umas compras.

Lembre-se: a dica acima precisa ser adaptada à sua realidade. Eu uso minha realidade como exemplo, só pra ajudar. No meu caso, meu 13º será dividido em: IPVA, reservinha para uma viagem barata e curta (que eu ainda nem sei pra onde.. rs) e pagar o empréstimo (sem juros) que fiz com meu irmão para comprar meu carrinho.

Você tem suas prioridades, então, faça você seu plano. Aproveite os benefícios do dinheiro extra dessa época do ano para se regularizar, colocar as contas em dia, passar o ano-novo “no azul”. Acredito muito nas vibrações positivas que isso pode trazer.

Se vc ñ acreditar nisso, acredite ao menos no benefício de estar livre do estresse das dívidas. Aproveite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário