domingo, 11 de setembro de 2011

Investimento para pessoas jovens, saiba o que há de melhor e rentabilidade.

Botão compacto
Dias atrás fui ao lançamento do mais recente livro de Gustavo Cerbasi em parceria com Christian Barbosa – Mais Tempo, Mais Dinheiro.

Antes do coquetel e dos autógrafos, rolou um debate entre os autores. Na conversa, Cerbasi falou algo que me chamou muito a atenção.

Ele comentou que nós, jovens, podemos não ter dinheiro para começar a poupar hoje, para nosso plano de independência financeira.

Poxa, a gente ganha pouco, né? Salário de início de carreira (isso sem falar de estágio!)… Às vezes a melhor opção não é já sair investindo em tudo quanto é lugar.

“Se você é jovem, invista em você, na sua educação, para aumentar sua

empregabilidade”. Foi o que ele disse. E é perfeito, cara. O maior e melhor investimento que você faz é no conhecimento.

De quê adianta iniciar sua poupança agora e não continuar estudando para conseguir sair do emprego onde você ganha R$ 600?

Claro, poupar é sempre importante, não importa qual é o seu salário (até porque, quando fui para os EUA, eu ganhava R$ 600 por mês e consegui pagar todo o meu intercâmbio com essa grana, só com minha humilde poupancinha, sem meus pais ajudarem em R$ 1 (não porque eles não quisessem, mas pq não tinham condições mesmo).

“O diploma é um patrimônio que ninguém vai conseguir tirar de você”, acrescentou Cerbasi e eu assino embaixo.


Eu super acredito qualquer um pode poupar, independente da idade ou do salário.

Qualquer R$ 100 que você ganha fazendo faxina na casa de uma tia já vale começar a se exercitar nessa brincadeira de poupança. Só que você não vai querer ficar ganhando isso o resto da vida, né? Para sair dessa, só estudando.

Se você é jovem, seja paciente e tenha em mente que educação é um baita investimento rentável. Conforme vai passando o tempo, vai aumentando o salário e a proporção das reservas financeiras.

Ah, quando falamos em educação, também entra a educação financeira, viu? Compre livros, leia os meus blogs, estude e entenda tudo o que envolverá seu dinheiro para não ser enganado e conseguir fazer sempre as escolhas certas.
Já pra quem tem mais idade…

Para aqueles que viveram algumas primaveras a mais, o plano de independência financeira também está de pé.

Mas, segundo Cerbasi, será preciso uma dedicação um pouco maior, para conseguir obter retornos mais elevados nos investimentos – e isso só é possível quando se conhece bastante o mercado e se está atento a todas suas movimentações e novidades.

Alguns exemplos são o mercado de imóves, de automóveis de leilão, de obras de arte etc. Ainda bem que nunca é tarde para começar a poupar e investir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário